Inscrições para a 3ª edição do programa “Cidadão do Mundo” encerram no próximo dia 11

Encerra no próximo dia 11, o prazo de inscrição para o processo seletivo do “Cidadão do Mundo”. Podem se inscrever no programa de intercâmbio internacional do Governo do Estado jovens maranhenses com idade entre 18 e 24 anos egressos do ensino médio da rede pública de ensino ou de instituições de ensino vinculadas a entidades paraestatais ou a fundações sem fins lucrativos. As inscrições estão abertas no site da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) – www.secti.ma.gov.br.

Este ano estão sendo ofertadas 80 vagas para jovens que sonham participar de cursos de idioma estrangeiro. São 45 vagas para inglês, 10 vagas para francês e 25 para espanhol. Os selecionados farão curso de idioma em escola no exterior, com data de embarque prevista para o segundo semestre de 2017 e todas as despesas pagas pelo Governo do Estado.
O programa, que está em sua terceira edição, é coordenado pela Secti e tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). Os candidatos selecionados terão uma bolsa de estudo no valor de R$ 4.500,00, seguro de saúde durante todo o período em que estiverem residindo no país de destino, passagens e acomodação em casa de família residente na localidade definida para o intercambista, com sistema de pensão completo (café da manhã, almoço e jantar).

Requisitos para participação.

Além de ser egresso de escola pública e ter idade mínima entre 18 e 24 anos, são requisitos necessários para participar do processo seletivo ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); estar matriculado e frequentar há pelo menos um ano instituição de ensino superior no Maranhão; ter obtido, ao longo do ano imediatamente antecedente à inscrição no Programa (2016), aprovação com média acima da nota sete ou equivalente em todas as matérias cursadas; nunca ter realizado viagem e/ou intercâmbio internacional.
Para garantir mais oportunidades aos estudantes do interior do Maranhão e garantir um processo seletivo mais igualitário, o edital 2017 tem algumas mudanças em relação ao do ano passado. Este ano o processo seletivo terá apenas uma etapa, que é a de verificação dos requisitos constantes no edital, e um critério de seleção, que é a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de qualquer edição.