Donny dos Santos fala sobre o Primeiro Seminário de Produção Cultural de São Luís

O Santo de Casa dessa quinta-feira (10) recebeu o coordenador do Primeiro Seminário de Produção Cultural: Um Olhar Sobre o fazer Cultural em são Luís”, Donny dos Santos. O evento é gratuito e acontece nessa sexta e sábado no Centro Histórico da cidade.

O projeto é uma realização da primeira turma de Produção Cultural do instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). Os alunos fizeram uma programação muito diversificada, dispondo de mesas interativas, oficinas, feira de negócios criativos e apresentações culturais.

Em entrevista, Donny falou que a ideia de criar o evento, surgiu da necessidade de praticar atividades culturais. É a primeira grande produção dos alunos do curso “Produção Cultural”, que visa debater questões essenciais da atividade do produtor cultural em São Luís; além de ser um espaço de compartilhamento das contribuições, experiências, trajetórias, desafios e conquistas socioculturais.

Donny destacou ainda, a importância da formação profissional no contexto sociocultural em que estamos inseridos. Segundo o coordenador, o curso é extremamente relevante, pois seu foco é contribuir significativamente com as produções culturais da cidade.

Entre as oficinas que serão disponibilizadas para o público, estão as capacitações em: mídia social, formalização e tributação dos empreendimentos, plano orçamentário, prestação de contas, dentre outras.

Confira a programação completa:

DIA 11 DE AGOSTO

(Anfiteatro)

17h00 | Credenciamento

| Acolhida – Abada capoeira

18h00 | Abertura

18h30 | Mesa interativa: ARTE COMO PRODUÇÃO DE SI: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DOS PRODUTORES CULTURAIS DE SÃO LUÍS/MA

Convidados: Erivelton Viana (Dança/teatro), Ivy Faladely (Drao Teatro), Raydenisson Sá (Negro Axé) – Mediador: Vilson Moraes

19h30 | Cia Trois Dance

20h00 | Ari Sousa e banda

DIA 12 DE AGOSTO

08h00 – 11h30 | Feira de negócios criativos

08h00 – 11h00 | Credenciamento para oficina

| Oficina 01 – Captação de recursos – Fernanda Monteiro (ONG Nave/Cadê Beltrano/Grupo Afrôs)

(IEMA)

| Oficina 02 – Planilhas orçamentárias e prestação de conta – José Moraes Jr. (IEMA) – Sala 01

| Oficina 03 – Mídia social e Marketing cultural – Roosewelt Silva (UFMA) – Sala de informática

| Oficina 04 – Formalização e tributação dos empreendimentos culturais MEI – Fábio Souza (Contador/CRC) – Auditório 01

11h00 – 12h00 | Show de Humor com Tedd Mac

12h00 – 13h30 | Intervalo para Almoço

| Exibição de curtas – metragens no Cine Praia Grande

14h00 – 18h00 | Feira de negócios criativos

14h00 – 15h00 | Mesa interativa: DESAFIOS DA GESTÃO CULTURAL EM SÃO LUÍS: DA CAPTAÇÃO À PRÁTICA

Convidados: Fernanda Monteiro (ONG Nave/Cadê Beltrano/Grupo Afrôs), Paula Barros (SESC), Raffaele Petrini (Cine Praia Grande) Mediadora: Julia Martins

15h00 – 15h30 | “A BELEZA É CEGA” – desfile performance por Manoel Mougeot”

15h30 – 16h30 | Mesa interativa: O PRODUTOR CULTURAL E A FORMALIZAÇÃO DE SUA ATIVIDADE NA CIDADE DE SÃO LUÍS/MA

Convidados: André Lobão (Produtor Cultural), Imira Brito (Conselheira Nacional de Cultura – Colegiado de Dança) – Mediadora: Julia Martins

17h00 – 18h00 | Circo tá na rua / Show com Israel Costa

18h00 – 19h00 | Quando vale o riso? Com Romeu Silva, Andrey Monteiro, Carlos Igu e vários comediantes locais.

(Bar Taberna da Bossa)

20h00 | Festa de encerramento “Bem na sua cara”

CIA TROIS DANCE

DJ PETRINNI