Homenagem ao mestre Felipe com a festa “Tambor de Ponta de Rua”, no Santo de Casa

0

O Santo de Casa dessa sexta-feira (09) recebeu os integrantes do Tambor de Crioula de mestre Felipe, Aziz Júnior e Marco Aurélio. Eles falaram sobre a festa “Tambor de Ponta de Rua”, que é uma homenagem ao mestre Felipe, pois o mesmo faria 93 anos neste ano.

Mestre Felipe é um ícone da cultura popular maranhense. Ele foi um dos fundadores e presidente da Associação Folclórica e Cultural Tambor de Crioula União de São Benedito, mais conhecido por “Tambor de Mestre Felipe”. Outra contribuição do mestre foi a criação do “Tambor de Ponta de Rua”, que é uma apresentação do tambor de crioula fora da época carnavalesca e do período junino.

Segundo Marco Aurélio, o mestre ansiava por uma apresentação longa e com muita dinamicidade. Por esse motivo, Felipe começou a realizar o tambor de rua próximo a sua casa, onde brincava o tambor com outras pessoas. Fazendo parte da rotina, o tambor de ponta de rua se tornou uma tradição para todos no mês de junho, setembro e dezembro.

O maior legado de Felipe foi a sabedoria, humildade; representando um grande mestre de tambor para todas as pessoas que o conheciam. Assim, a festa que acontece amanhã: “Tambor de Ponta de Rua”, terá a presença do Dj Ademar Danilo e muita brincadeira de tambor. Essa grande homenagem começará às 16h com a reza e, posteriormente, se dará início as brincadeira, na qual todos podem participar.

COMPARTILHAR.

ESCREVA UM COMENTÁRIO