O quadro Roda de Conversa apresenta: “Os Desafios da Produção Cultural Maranhense na Atualidade”

O Santo de Casa apresenta nessa quarta-feira (30) o quadro Roda de Conversa para discutir sobre o tema “Os Desafios da Produção Cultural Maranhense na Atualidade”. A entrevista fica por conta da professora doutora da Universidade Federal do Maranhão, Atriz e Pesquisadora do Grupo Xama Teatro, Gisele Vasconcelos e a Produtora Cultural e Diretora Geral do Grupo Oito, Cássia Melo.

A Produção Cultural, como uma atividade cultural que gerencia e organiza eventos culturais ou a confecção de bens Culturais, movimenta milhares de reais por ano e atualmente está em crescimento no estado do Maranhão. A professora Gisele afirma que o principal papel do Produtor é fazer com que os eventos se realizam eficazmente, onde o tripé: oferta, demanda e distribuição são essenciais para qualquer produção.

A Publicitária, Cássia Melo, destacou em entrevista que a Produção Cultural é deveras importante no contexto em que vivemos. No entanto, o estado do Maranhão, por exemplo, dispõe de produtos culturais incríveis, mas uma distribuição ainda tímida. A importância é o sustento de muitas famílias, pois é uma cadeia produtiva onde desde a produção cultural até o profissional que vende itens alimentícios no local, dependem dessa profissão.

Segundo Cássia, A Lei Rouanelt, com o objetivo de valorizar e incentivador as produções culturais, é uma lei que funciona. Porém sua forma de funcionamento foram discutidas, atualizando os trâmites de sua atuação. Assim, a lei dá apoio para pessoas jurídicas e físicas.

Pensando na acessibilidade, visando combater a desigualdade social, deve ter a preocupação em levar espetáculos teatrais para comunidades que não tem edifícios de teatro, bem como desenvolver acessibilidades para outras realidades. Então, de acordo com Gisele, é necessário que os Produtores Culturais atenham-se a esse aspecto, buscando realizar suas atividades analisando todas as questões relevantes.