Santo de Casa recebe o professor Carlos Benedito para falar sobre o 1º COPENOR

O programa Santo de Casa desta terça-feira (24) recebeu o professor doutor da Universidade Federal do Maranhão, Carlos Benedito, para falar sobre o 1º Congresso de Pesquisadores Negros do Nordeste.

O COPENOR tem início hoje e traz o tema “A presença negra no Nordeste para além dos tambores: saberes culturais e produção de conhecimento”. O evento é uma parceria entre a UFMA, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros.

O professor Carlos Benedito contou ao Santo de Casa sobre o compromisso em trazer pesquisadores e pessoas ligadas às culturas nacionais para debater sobre o tema. O entrevistado destaca, também, a importância de se valorizar a cultura brasileira, que vai além das danças e do folclore, e abrange fortemente a questão étnica.

Outro ponto ressaltado por Carlão é a necessidade de se discutir o racismo e de se reconhecer e discutir sobre a visibilidade negra, especialmente no campo acadêmico, onde há diversos pesquisadores e intelectuais negros produzindo conteúdo.

Serviço:

O quê: 1º Congresso de Pesquisadores Negros do Nordeste

Onde: Universidade Federal do Maranhão

Quando: De terça-feira a sexta-feira (14 a 16 de outubro), a partir das 8h.

A entrevista completa com o professor doutor Carlos Benedito, você confere logo abaixo: