Santo de Casa recebe a Akademia dos Párias

O Santo de Casa desta quinta-feira, 19 de maio, recebeu os integrantes da Akademia dos Párias. Eles falaram sobre o lançamento do Livro “Antologia Akademia dos Párias – A Poesia Atravessa a Rua” em comemoração aos 30 anos do movimento, que acontece hoje na livraria Poeme-se.

Os Párias, uma geração de poetas que marcaram os anos 80 sem São Luís, vestiam a roupa da irreverência e assumiam uma linguagem que dialogava com a prosa que trazia à tona a liberdade em versos.

Segundo eles, a UFMA foi um catalisador para que esses estudantes, a maioria de Comunicação Social, se reunissem para formar o grupo de jovens poetas. Segundo relatos dos próprios integrantes, existiam uns bares que eram referência em São Luís, por ter a presença de artistas famosos na época, e os Párias iam para os bares sabendo que iriam encontrar e então rolava recital, não sendo apenas uma poesia só textual, só escrita ou só impressa. Era uma poesia que era feita nos bares, subíamos nas mesas e começávamos a recitar.

A antologia que será lançada hoje possui poemas escolhidos pela curadoria, onde está presente o Poeta Celso Borges, segundo ele, sobreviveram esteticamente ao tempo. Ela vem apresentada em forma de saudosismo, pelo que o movimento representou para os agentes da intervenção, como também para os que viveram o momento cultural e político de São Luís.

O projeto gráfico da antologia é assinado por Marcelo Chalvinski, que traz uma mistura ilustrações e grafismos originais com intervenções atuais, além de fotografias da época, a maior parte delas do acervo pessoal de Lisiane Costa, que não era poeta, mas fazia parte da turma.

Serviço:

O que: Lançamento da“ Antologia Akademia dos Párias – A Poesia Atravessa a Rua”

Onde: Livraria Poeme-se – Praia Grande

Quando: Hoje, 19 de maio, às 20h.