A Universidade FM recebeu a chefe da UTI Neonatal do Hospital Universitário da UFMA, Dra. Silvia Cavalcante, em episódio do programa “É Saúde? Fale com o Especialista!”.
A convidada abordou no episódio as causas e as consequências do nascimento prematuro de crianças, as causas, os riscos para as saúdes da mãe e do bebê, o cuidado neonatal nestes casos, entre outras questões.
“Uma criança pronta para nascer tem entre 37 e 40 semanas, então, se ela nasce antes da 37ª semana, é considerada prematura, e a prematuridade é classificada em: prematuros extremos, abaixo de 28 semanas; prematuros moderados, entre 28 e 34 semanas, além de prematuros tardios, acima de 34 semanas e menos de 37. Nessas faixas de prematuridade, vamos ter aliados a isso os riscos. Quanto mais prematuro o bebê, mais riscos ele tem de complicações imediatas, logo após o nascimento, que são complicações respiratórias, a falta do surfactante pulmonar, complicações infecciosas, metabólicas, nutricionais, em relação ao crescimento e desenvolvimento do bebê. E à medida que o bebê vai crescendo, a gente vai tendo outras complicações, como motoras, cognitivas e, até mesmo, no momento de entrar nas escolas”, disse, a Dra. Silvia.
O programa “É Saúde? Fale Com o Especialista!” é exibido às quartas, 9h, uma parceria da Universidade FM com o HU-UFMA.
Theophilo Moraes
ACESSE O PERFIL https://creators.spotify.com/pod/show/universidade-fm-1069-mhz