Achados arqueológicos em São Luís revelam história indígena

A importância dos achados arqueológicos em nossa capital
Na última semana, fomos surpreendidos com a divulgação de achados arqueológicos na capital maranhense. Durante escavação em um condomínio, foram encontrados restos mortais indígenas com mais de 4.000 anos, descoberta de importância ímpar que revela a rica história e cultura indígena presentes em nosso país.

A importância da preservação arqueológica
Para entendermos o significado desses achados arqueológicos, conversamos com o professor Arkley Bandeira, arqueólogo responsável pela guarda das coleções arqueológicas da Universidade Federal do Maranhão. Segundo ele, a preservação desses materiais é essencial para garantir que eles estejam disponíveis para estudos futuros e para a comunidade.

Os achados arqueológicos são bens culturais que pertencem a toda a coletividade. Por isso, a Universidade Federal do Maranhão atua como uma instituição endossante, recebendo e protegendo essas coleções desde 2015. Essa salvaguarda permite que esses materiais sejam estudados, catalogados e expostos ao público, preservando, assim, a história e a cultura indígena.

Os Sambaquis: uma herança cultural brasileira
Um dos aspectos mais fascinantes desses achados arqueológicos são os Sambaquis, montes de conchas que são característicos do Brasil, formados pela acumulação de conchas ao longo de milhares de anos, materiais orgânicos preservados devido à liberação de carbonato de cálcio pelas conchas.

No Maranhão, os Sambaquis têm uma peculiaridade: a presença de cerâmica, indicando uma complexidade cultural. Segundo o professor Arkley Bandeira, as cerâmicas encontradas nos Sambaquis do Maranhão são as mais antigas da América, o que evidencia a presença ancestral desses povos na região.

A importância da preservação dos sítios arqueológicos
O professor Arklye Bandeira ressalta a importância da preservação dos sítios arqueológicos, que estão em áreas de expansão urbana. Ele destaca a necessidade de cuidado ao realizar obras, para evitar a destruição de sítios arqueológicos importantes. A descoberta de sepultamentos indígenas no condomínio da capital é um exemplo de como a preservação adequada pode garantir a proteção desses tesouros históricos.

O olhar exterior para essas descobertas é de extrema importância, pois elas integram a história do Brasil ao contexto global. A arqueologia é uma ciência que utiliza objetos e vestígios do passado para contar a história das civilizações. Através da análise desses achados arqueológicos, é possível compreender aspectos culturais, comportamentais e até mesmo a dieta dessas populações indígenas.

Os achados arqueológicos em exposição
Os sepultamentos encontrados no condomínio já estão na Universidade Federal do Maranhão, aguardando a conclusão dos trâmites legais para sua guarda e estudo. A universidade já possui uma estrutura preparada para receber e preservar esses achados, e no futuro, eles serão expostos ao público no Museu de Arqueologia da UFMA.

Essa exposição permitirá que a comunidade conheça de perto a história e a cultura indígena presente em São Luís. Além disso, a universidade está em parceria com outras instituições, como a Universidade de Barcelona e o Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, para realizar estudos mais aprofundados sobre esses achados.

RÁDIO OPINIÃO

Com Adalberto Júnior

De segunda a quinta, às 7h45, na Universidade FM (106,9 MHZ)

Operação: Marcos Vinícius