Novo telejornal da TV UFMA estreia em abril

0

A primeira TV universitária do Maranhão estreia, na segunda-feira (26), novos programas e o telejornal JTV-UFMA. Apesar dos desafios gerados pela pandemia, a nova programação da TV  chega atingindo o patamar de oito horas diárias de produção local.

Entre as novidades, o telespectador poderá acompanhar um  telejornal dinâmico e criativo que tem por proposta levar notícias e  informações com credibilidade e responsabilidade. O JTV-UFMA será exibido às 13h,  no canal aberto 16.1.  Com quadros, análises e opinião de especialistas, o telespectador poderá  acompanhar e entender os acontecimentos que geram reflexos no cotidiano.

O quadro Giro de Notícias traz as principais informações do dia. E além de se informar, o telespectador também poderá participar do telejornal por meio do  quadro Você Repórter, enviando vídeos do celular para mostrar o que acontece à sua volta.  Os estudantes da UFMA também terão voz ativa comentando temas selecionados  por meio de vídeo de celular, no quadro Voz do Aluno.

A Diretora-Geral da TV UFMA, Profa. Dra. Cecília Leite, explica que no atual contexto saturado de notícias pesadas e  trágicas, o novo telejornal vem com uma proposta diferente, com o objetivo não apenas de informar, mas contribuir com a formação das pessoas.

Vamos trazer prestação de serviço, comunidade, pesquisa científica, especialistas e entrevistas, com assuntos que propiciam o debate de ideias. Além disso, o formato foi pensado para o atual cenário de convergência midiática, com quadros que poderão ser replicados isoladamente em nossas redes sociais, o que facilita o alcance do conteúdo”, explica a professora.

Seguindo essa proposta, no quadro Assunto em Pauta, dois especialistas debatem os prós e os contras de temas com ampla repercussão na sociedade e que precisam de uma análise mais completa. O Assunto em Pauta vai aprofundar temáticas importantes e ajudar na formação e ampliação do conhecimento dos telespectadores.

Cumprindo com sua missão de prestar serviços à sociedade, o JTV-UFMA mostrará no quadro Fala Comunidade as iniciativas dos moradores em benefício dos seus bairros, dando espaço também para a divulgação dos projetos de extensão da Universidade. E com o objetivo de abordar temas relevantes do cotidiano, o quadro Sala de Entrevistas recebe especialistas para debater temas diversos em uma conversa leve e descontraída.  As dúvidas dos telespectadores sobre saúde, direito, economia, meio ambiente, tecnologias e outros serão temas do quadro Quem Entende do Assunto ?, com a participação de especialistas. No Giro pela UFMA, um espaço para a divulgação de assunttos e eventos da Universidade, seus cursos e atividades. As pesquisas desenvolvidas na UFMA também terão destaque.

A agenda cultural não poderia ficar de fora do telejornal e, no Fica a Dica, opções de cinema, eventos, shows e atrações culturais para o telespectador aproveitar melhor o fim de semana.

O JTV-UFMA irá ao ar de segunda a sexta, sempre às 13h, com  apresentação da jornalista Ana Thereza Viegas, com matérias de repórteres profissionais e estagiários do curso de Comunicação Social.

PROGRAMAS NOVOS

Investindo em uma programação educativa e cultural, a TV UFMA estreia, também a partir do dia 26, seus novos programas. A Diretora-Grral da TV UFMA destaca que, por conta da pandemia, este foi um momento de adaptação das rotinas de produção e de muita criatividade, com a formação de parcerias, em especial, com o Museu da Memória Audiovisual do Maranhão (MAVAM), para garantir ao telespectador uma variedade de produções com conteúdo de qualidade.

A nova programação é voltada ao incentivo à educação, à cidadania e ao debate de ideias, buscando também valorizar, tanto a produção audiovisual local, quanto a arte e a cultura do nosso Estado”, afirma Cecília Leite.

O programa História do Rádio traz os fatos marcantes do radialismo maranhense, contados por grandes profissionais em depoimentos onde falam do início de suas carreiras e da construção da rádio no Maranhão. No FaixaNobre.Doc, o telespectador terá um espaço dedicada a séries e documentários sobre artistas, personalidades e grandes nomes da cultura maranhense. A faixa tem o intuito de resgatar, divulgar e valorizar os talentos de personagens reais que enriquecem a história cultural do Estado. Os dois programas são frutos da parceria da TV UFMA com o MAVAM.

Outra novidade na programação da TV UFMA é o Cineclube Casarão, programa dedicado ao audiovisual maranhense que apresenta os longa-metragens de realizadores locais. Eduardo Rabelo traz curiosidades sobre os filmes e instiga o público a assisti-los. O programa tem o intuito de divulgar a produção maranhense e formar público para produção local.Os primeiros filmes apresentados fazem parte do acervo do Museu da Memória do Audiovisual do Maranhão e o nome do programa é uma homenagem e em memória ao Cineclube Casarão Universitário, projeto desenvolvido pela Prof.a Dr.a Vera Sales Rolim junto ao Departamento de Comunicação da UFMA.

A série Sexagenários também está de volt,a abordando temáticas sobre a terceira idade. Na segunda temporada, Relatos, o telespectador acompanhará as histórias de vida dos personagens que conhecemos na primeira temporada.

O programa Sem Filtro retorna à programação em novo formato, trazendo personalidades das mais diversas áreas para o centro de uma roda de conversa “sem filtro” com jornalistas convidados. Um espaço de debate, de diálogo e de ideias.

A nova temporada do programa É Música chega, trazendo a participação de artistas maranhenses, que falam sobre a sua carreira, vida, obra e compartilham com o público um pouco de sua trajetória. E um dos programas favoritos da galera jovem da UFMA também está de volta, com novos episódios, o  Vitrine Musical,  um espaço para os videoclipes da nova geração de cantores e compositores do nosso Estado.

Estamos bastante entusiasmados com a estreia da nova programação, que certamente vai atrair novos olhares para a TV UFMA”, afirma o Superintendente de Comunicação e Eventos da UFMA, Fernando Oliveira, que destaca a importância do apoio do reitor Natalino Salgado, na ampliação do diálogo entre a Universidade e a sociedade.

 

COMPARTILHAR.

ESCREVA UM COMENTÁRIO