O Ritornelo: Professora da UFMA lança livro de poesias nesta quarta-feira

O lançamento do livro de poesias O Ritornelo”, da artista e professora do Departamento de Comunicação Social da UFMA, Jane Maciel, acontece nesta quarta-feira, dia 30 de agosto, a partir das 18h, no Chão SLZ (Rua do Giz, 167, Centro Histórico).

A obra reúne uma seleção de poemas escritos entre 2010 e 2022, nunca compilados em uma obra impressa, apresentando ao cenário cultural maranhense a produção poética da artista que desenvolve trabalhos que cruzam diferentes linguagens como fotografia, artes visuais, sonoras e música.

Na ocasião do lançamento, haverá a performance Loopoéticas, uma ativação das poesias do livro com música e experimentos sonoros da poeta com os artistas Bruno Ferreira, Emanuel Balata, Urias de Oliveira e João Simas.

Loopoéticas é uma performance criada por mim e Bruno Ferreira, já realizada com outros artistas, como Elton Panamby. Dessa vez, vamos fazer uma viagem pelas cinco seções do livro, convidando o público a sentir os poemas e ativar suas imagens de sonhos, devires e do agora”, diz Jane.

O lugar escolhido para o lançamento, o Chão SLZ, é muito propício para essa ação, pois se trata de um espaço independente de arte que sempre fomenta produções artísticas em múltiplas vertentes.” , complementa a artista.

APOIO

A obra foi contemplada no Edital Nº 05/2022 Graça Aranha, de apoio à publicação de obras literárias da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

É muito importante ressaltar a relevância desses tipos de editais da FAPEMA que apoiam a produção artística e cultural no contexto maranhense, cujos fomentos ainda são escassos, pois é fundamental compreender como a arte e a cultura expandem os modos de compreensão do mundo e de sua diversidade”, afirma a autora.

O livro tem o selo editorial da EDUFMA, o que remarca o trânsito da autora entre o ambiente acadêmico e artístico.

O quê? Lançamento do livro de poesias O Ritornelo

Onde? Chão SLZ – Rua do Giz, 167, Centro Histórico