UFMA defende formação de Comissão Interinstitucional para analisar admissão por cotas

Reportagem de Borges Júnior

Sonoras com o reitor Natalino Salgado, o Presidente da ANDIFES, João Carlos Salles da Silva, reitor da Universidade Federal da Bahia

A Universidade Federal do Maranhão teve participação destacada durante o Primeiro Congresso da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), notadamente com o posicionamento do reitor da instituição, Professor/Doutor Natalino Salgado. Essa quinta-feira, segundo dia do evento, foi marcada pela plenária dos reitores e reitoras cujo tema é o mesmo que intitula o encontro: Realidade e Futuro da Universidade Federal.

A UFMA foi representada ainda pelo vice-reitor Marcos Fábio Belo Matos durante plenária do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais. A Universidade Federal do Maranhão foi uma das primeiras a implantar o sistema de cotas raciais e de pessoas com deficiência. Em 2015, criou o Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos.

Durante posicionamento, o reitor Natalino Salgado sugeriu à diretoria e plenária a criação de uma Comissão Interinstitucional para análise do sistema de admissão de estudantes da graduação por meio de cotas raciais. A sugestão teve importância reconhecida pelo presidente da ANDIFES, João Carlos Salles da Silva. O momento simbólico que marcou o Primeiro Congresso da ANDIFES ficou por conta da homenagem às mais de 47 mil pessoas que perderam a vida em função da COVID-19 no país.