UFMA estabelece novo protocolo para cotas

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) estabeleceu uma nova modalidade de apresentação, por meio de vídeo, para os candidatos autodeclarados índios, pretos e pardo à Comissão de Heteroidentificação da instituição, para o SiSU 2020.2.

Na inscrição, o candidato que recorre às políticas de ações afirmativas (afrodescendentes, indígenas, egressos de escolas públicas) deve gravar um vídeo de 30 segundos, falando nome completo, o registro de nascimento, o curso e campus da instituição e o turno, além de afirmar características fenotípicas, como cor da pele, características faciais, cabelo entre outros.

O protocolo foi implementado como medida de reorganização do Calendário Acadêmico, de forma a evitar uma grande concentração de pessoas. Para evitar fraudes de candidatos que optaram o acesso por cotas durante este novo protocolo, a universidade pode convocar uma visita presencial em caso de dúvida.