ACADÊMICA EGRESSA DA UFMA RECEBE TÍTULO DE DOUTORADO EM UNIVERSIDADE PORTUGUESA

Com formação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão, a pesquisadora Regycléia Alves desenvolveu a tese de doutorado em gestão, intitulada “Partilha do Conhecimento Tácito em Grupos de Pesquisa em Instituição de Ensino Superior”, na Universidade da Beira Interior, em Portugal.

O trabalho pesquisou grupos de pesquisa da UFMA, com o objetivo de identificar quais são os determinantes da partilha do conhecimento tácito para docentes-pesquisadores nesses grupos.

Regycléia comenta a motivação da pesquisa:

O conhecimento tácito é descrito como aquele que provém da experiência, a visão de mundo e as práticas de determinado indivíduo.

O estudo foi desenvolvido em duas fases. Na primeira, foram realizadas entrevistas com 13 líderes de grupos de pesquisa; e, na segunda, a aplicação de um questionário aos docentes-pesquisadores vinculados aos grupos de pesquisa da organização. A amostra é constituída por 255 respondentes.

Os resultados possibilitaram responder às questões de investigação propostas referentes a indicadores: confiança mútua, gestão individual do tempo, linguagem comum, fonte de poder, recompensas e reconhecimento, rede de relacionamentos, comunicação, hierarquia, transmissão do conhecimento, armazenamento do conhecimento, ambiente organizacional favorável, tipo de conhecimento valorizado e treino.

Os facilitadores estão relacionados a intenção e atitude (doar/receber) conhecimento tácito. As barreiras relacionam-se aos indicadores individuais, culturais e de estrutura organizacional, além dos mecanismos relacionados as lições apreendidas.

Jornalismo – Rádio Universidade FM