Talks de Educação e Investigação nas Artes (TEIA) aborda arte e cultura no contexto contemporâneo

O segundo fio da Talks de Educação e Investigação nas Artes (TEIA), intitulado “Caretos e Cazumbas – Cultura e Território da Memória Coletiva”, será tecido por António Tiza (Academia Ibérica da Máscara) e Elisene Matos (Universidade Federal do Maranhão), com mediaçãode Dinho Araújo (Chão SLZ).

António Pinelo Tiza
Licenciado em Filosofia pela Universidade do Porto. Defendeu a tese de doutoramento em Ciências Sociais pela Universidade de Valladolid, com a classificação de “Sobresaliente cum laude”. Foi professor do ensino básico, secundário e superior. Publicou as seguintes obras, entre outras: A Magia das Máscaras Portuguesas, Contos e Lendas Transmontanos (com Alex Rodrigues), Simbologia Maçónica nos Rituais de Inverno, O Diabo e as Cinzas (contos), Máscara e Danças Rituais – Ritos Ibéricos do Solstício de Inverno, Inverno Mágico (2 vols.), Máscara Ibérica, Natal dos Caretos (banda desenhada), Participou em diversas antologias e revistas com artigos sobre Etnografia e Educação. É membro da Associação Portuguesa de Escritores, da Academia de Letras de Trás-os-Montes e sócio honorário da Academia de Artes e Letras de Bragança do Pará (Brasil).

Elisene Matos
Possui graduação em Educação Artística pela Universidade Federal do Maranhão, é mestre e doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão. É professora e pesquisadora da Universidade Federal do Maranhão, vinculada ao Departamento de Artes Visuais e ao mestrado ProfArtes. É Coordenadora do curso de Artes Visuais EAD-DINTE. Membro da Comissão Maranhense de Folclore – CMF, membro do Laboratório de Estudo de Elites Políticas e Culturais – LEEPOC e Membro do Colegiado em Artes Visuais. Autora do livro “Cazumbas – Pessoas e Personagens do Bumba-meu-Boi” (OIKOS, 2017). Prêmio FAPEMA 2019 Terezinha Rêgo, de melhor tese de doutorado.

SERVIÇO

Talks de Educação e Investigação nas Artes (TEIA) – “Caretos e Cazumbas – Cultura e Território da Memória Coletiva”,
Realização – Laboratório de Artes na Montanha – Graça Morais (LAM-GM / IPB)
Apoio – Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagem (NUPPI)