Edital ‘Arte Como Respiro’ do Itaú Cultural seleciona quatro projetos do Maranhão

0

Reportagem de Borges Júnior

Sonoras com a coordenadora do Núcleo de Audiovisual e Literatura do Itaú Cultural, Kety Fernandes e o poeta Celso Borges

Ouça!

O Maranhão teve quatro projetos selecionados no edital Arte Como Respiro: múltiplos editais de emergência, do Itaú Cultural. A iniciativa tem a proposta de acolher e apoiar artistas sujeitos a atuarem isoladamente neste momento de pandemia de COVID-19. O resultado, divulgado nessa terça-feira, contemplou os trabalhos dos artistas maranhenses: Adriana Gama de Araújo, Ícaro Novaes, Gustavo Marques da Silva Castro e Celso Borges.

De um total de 12.982 inscritos, foram selecionados 200 trabalhos de autores de 24 estados do país, divididos em duas categorias: 175 na Escrita (prosa ou poesia) e 25 na Poesia Falada (vídeo). Para chegar a essa seleção, os trabalhos foram submetidos a diferentes etapas de avaliação para as duas categorias. Cada uma das obras finalistas foi lida 12 vezes. A avaliação levou em conta a qualidade literária e a adequação à temática do concurso, focada na visão do artista no pós-pandemia. A categoria Escrita avaliou poesias e minicontos de até 800 caracteres. Os autores fizeram um exercício literário da fabulação do futuro da humanidade e de cada indivíduo no pós-pandemia. Nessa categoria foram selecionados três trabalhos maranhenses: Adriana Gama de Araújo, Ícaro Novaes e Gustavo Marques da Silva Castro.

Já na categoria Poesia Falada foram avaliados projetos de audiovisual de 30 segundos. Produzidos neste período, eles deveriam refletir a visão dos artistas sobre o período do pós-pandemia. Nesta categoria, o Maranhão teve um trabalho selecionado: o do poeta Celso Borges. Cada trabalho escolhido, em ambas as categorias, vai receber o valor bruto de R$ 2.500.

O projeto Arte Como Respiro: múltiplos editais de emergência foi iniciado no mês de abril, com fomento para as artes cênicas, seguida de música, artes visuais, literatura e poesia surda, carregada de elementos inerentes aos surdos, relacionados à perspectiva visual e não ao “grafocentrismo”, a presença da língua escrita, de quem não é surdo. A expressividade e a corporalidade são aspectos fundamentais nesse tipo de poesia. Além das áreas já contempladas, outras de expressão artística vão ser alcançadas. De acordo com a organização do projeto, elas ainda estão sendo definidas.

A lista completa com os trabalhos selecionado nesta etapa do edital está disponível no site da instituição: www.itaucultural.org.br

COMPARTILHAR.

ESCREVA UM COMENTÁRIO