Serviço de Teleatendimento do Hospital Universitário encerra atividades com avaliação positiva

Reportagem de Borges Júnior

Com 2.220 atendimentos, e desse total 326 pessoas encaminhadas as Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s), o Serviço de Teleatendimento do Hospital Universitário da UFMA teve avalição positiva das atividades desenvolvidas durante o projeto. Iniciada em 29 de abril, a parceria com a Universidade Federal do Maranhão e com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) se encerrou na última sexta-feira. Nessa segunda-feira, uma solenidade foi realizada para marcar o encerramento contou com a participação da superintendente do Hospital Universitário, Joyce Santos Lages, do secretário de Saúde de São Luís, Lula Fylho, além de outros atores que contribuíram de forma decisiva para o êxito do projeto.

A intenção foi repassar orientações seguras a população sobre os sintomas da COVID-19 e atualizar o cenário da saúde pública na capital. Tudo sem que houvesse a necessidade de sair de casa. A ação contou com o reforço de 30 alunos do Curso de Medicina da UFMA. Os discentes de forma voluntária tiraram dúvidas daqueles que buscaram o serviço de Teleatendimento do Hospital Universitário. Todos os integrantes da equipe foram treinados e coordenados por médicos da SEMUS e do Hospital Universitário da UFMA.

A proposta do projeto era diminuir a demanda de pessoas nos hospitais e fazer com que dúvidas sobre diagnóstico, cuidados básicos, isolamento e tratamento fossem reduzidas. Objetivo acabou sendo alcançado. Durante a solenidade, o secretário de Saúde de São Luís, Lula Fylho, ressaltou o benefício a população, por meio do teleatendimento, evidenciando a importância do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao final, a superintende do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, reconheceu o empenho de cada um dos envolvidos, fator decisivo para os resultados expressivos, alcançados pelo Serviço de Teleatendimento do Hospital Universitário da UFMA.