SES lança estudo sorológico de infecção por COVID-19 em parceria com a UFMA

Intitulado Estudo Sorológico de Infecção por COVID-19, o projeto da Secretaria de Estado da Saúde (SES), lançado em parceira com a Universidade Federal do Maranhão, nesta terça-feira, busca avaliar o cenário atual da pandemia no estado.

O teste sorológico não vai ser feito por teste rápido, e sim, a partir da coleta de sangue, o que torna o resultado mais seguro. O mapeamento vai ser realizado por amostragem nas 19 Regiões de Saúde do Maranhão, com equipes de entrevistadores e técnicos de coleta: 78 no total.

A projeção é de 4.080 pessoas e aplicação em 69 municípios maranhenses. As amostras vão ser analisadas no Laboratório Central do Maranhão.

São mais de 200 pessoas envolvidas no projeto que vai fazer uso do método eletroquimioluminescência, bem mais sensível e com precisões assertivas. As equipes estão sendo treinadas, com aplicação de um projeto piloto, nesta quinta-feira, em um dos bairro da Região Metropolitana.

A previsão é de que o Estudo Sorológico de Infecção por COVID-19 seja iniciado na próxima segunda-feira, 27 de julho.

Sonoras com o secretário estadual de Saúde, Carlos Lula; o coordenador do inquérito sorológico pela SES, Lídio Gonçalves e a pesquisadora da UFMA, coordenadora de campo do inquérito, Maylla Martins Bragança

SPOTIFY

Confira o canal da Universidade FM no Spotify