Estudante do IFMA desenvolve análise microbiológica da carne de molusco comercializada no município de Raposa

A análise microbiológica é um mecanismo utilizado para identificação ou não de agentes etiológicos, como microrganismos ou substâncias químicas no alimento. Para obter um controle de qualidade, a análise microbiológica dos alimentos é uma ferramenta que auxilia na melhoria e manutenção da qualidade, assim como evidencia a forma como as matérias-primas são armazenadas.

Nesse sentido, a acadêmica de pós-graduação em Controle e Qualidade de Alimentos do Instituto Federal do Maranhão, Fernanda Avelino Ferraz, desenvolveu o estudo científico intitulado Análise Microbiológica da Carne do Molusco Sarnambi Comercializado na Feira do Município da Raposa – MA”.

A escolha do alimento surgiu a partir da necessidade de conhecer melhor a espécie, assim como o município de Raposa ter sido escolhido por ser o maior fornecedor de sarnambi no estado.

Os moluscos são animais invertebrados de corpo mole, e que geralmente são protegidos por uma concha de calcário.

Sonora com a acadêmica de pós-graduação em Controle e Qualidade de Alimentos do Instituto Federal do Maranhão, Fernanda Avelino Ferraz

Reportagem de Yara Mendes

SPOTIFY