Mestranda da UFMA desenvolve pesquisa sobre alimentação de alevinos de Tambatinga

A zootecnia é a ciência voltada para a criação, conservação e produção animal, com ênfase em animais classificados como domésticos, visando compreender relações, utilidades e os serviços úteis ao homem de forma ética e ambientalmente correta. Nos peixes, as proteínas são os principais constituintes orgânicos dos tecidos do animal. E um dos constituintes fundamentais dessas proteínas, são os aminoácidos.

A mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Universidade Federal do Maranhão – Campus Chapadinha (a 247 quilômetros da capital), Dayana da Conceição da Costa, desenvolveu a dissertação intitulada Metionina mais Cistina Digestível em rações para Alevinos de Tambatinga.

A espécie escolhida para o trabalho foi a tambatinga, que é um híbrido resultante do cruzamento da fêmea do tambaqui com o macho da pirapitinga,, levando em consideração o volume de produção da espécie no estado e no país. Após as análises laboratoriais, foram realizadas relações estatísticas para determinar o nível ideal de aminoácidos nas rações, que foi de 1,07% do nível digestivo que o corpo vai utilizar.

Dados do Anuário Peixe BR da Piscicultura, da Associação Brasileira de Piscicultura  2019 apontam que o Maranhão é o segundo estado que mais cresce em produção e cultivo de peixes no Brasil, ocupando a sexta colocação no ranking nacional.

Sonora com a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Universidade Federal do Maranhão – Campus Chapadinha

Reportagem de Yara Mendes

SPOTIFY