Mestrando da UFMA desenvolve pesquisa sobre adubação orgânica e manutenção da palhada na cana-de-açúcar

Os adubos orgânicos são aqueles obtidos por meio de matérias de origem vegetal, animal ou agroindustrial que, aplicados ao solo, proporcionam melhoria na fertilidade, além de contribuir para o aumento da produtividade e qualidade das culturas. Dentre os benefícios da adubação orgânica, estão: a promoção e melhoria da estrutura, aeração, armazenamento de água e drenagem interna do solo; menores variações bruscas de temperatura do solo que interferem nos processos biológicos e na absorção de nutrientes pelas plantas, entre outros.

Nesse sentido, o mestrando André da Silva Alves, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Universidade Federal do MaranhãoCampus Chapadinha, a 247 quilômetros da capital,  desenvolveu a dissertação intitulada “Adubação Orgânica e Manutenção da Palhada na Cana-de-Açúcar: efeito na volatilização de amônia, parâmetros químicos e físicos do solo e produtividade”.

Sonora com o mestrando André da Silva Alves, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Universidade Federal do MaranhãoCampus Chapadinha

Reportagem de Yara Mendes

SPOTIFY