Pesquisa analisará os efeitos da pandemia durante os primeiros mil dias de vida de bebês

Reportagem de Ester Domingos

Sonora com a docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e orientadora de projeto de pesquisa, Erika Thomaz

A pesquisa intitulada Indicadores de Qualidade da Assistência à Mulher e à Criança nos Primeiros 1000 Dias: Uma Análise Pré e Pós-Pandemia da COVID-19 tem o objetivo de analisar se a pandemia causada pelo novo coronavirus vai resultar em mudança na tendência de indicadores referentes à atenção ao pré-natal, parto, nascimento, assim como a primeira consulta do bebê, realização do teste do pezinho em tempo oportuno e cobertura vacinal em menores de 24 meses.

O projeto envolve docentes e discentes de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, além de alunos da iniciação científica da Universidade Federal do Maranhão. A pesquisa ainda está em processo de planejamento, mas deve usar métodos qualitativos e quantitativas, dando ênfase aos efeitos da COVID-19 nos processos de trabalho, voltados às mulheres e crianças, nesses mil dias.

Segundo a docente, a pandemia e as medidas de distanciamento social podem impactar o trabalho no Sistema Único de Saúde, podendo reduzir a cobertura e a qualidade da assistência aos usuários dos serviços de baixa e média complexidade.