Projeto da UEMA estimula mediação de leitura na primeira infância e hábitos alimentares saudáveis

Reportagem de Josi Frazão

A incidência de doenças na fase infantil é alarmante. Conscientizar e mostrar a direção para uma vida saudável é de suma importância para amenizar esse problema. Diante disso, professores e pesquisadores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) desenvolveram o projeto intitulado Semeando Leitores: mediação de leitura na primeira infância com enfoque na valorização de hábitos alimentares saudáveis. O trabalho tem como objetivo promover a mediação da leitura em crianças da primeira infância com utilização de livros infantis ilustrativos, músicas e brincadeiras sobre os alimentos, buscando a conscientização e a promoção de saúde de forma atraente, simples e educativa. Para o desenvolvimento da ação, foram utilizados vídeos infantis sobre os alimentos; debates sobre alimentação saudável; atividades de desenhar, pintar, escrever e ler; leitura de cartilha sobre os alimentos mais comum, onde continha informações sobre as cores, sabores e utilizações.

Saúde

De acordo com a bolsista do projeto, Nayka Ataides, os resultados possibilitaram a conscientização dos alunos, que demostraram que estão se alimentando de forma mais saudável e transmitiram os conhecimentos aprendidos dentro da sala de aula, para a família e outras crianças. O projeto foi desenvolvido pela professora Adriana Araujo Diniz – Campus Balsas (a 815 quilômetros de São Luís), pelos bolsistas: Nayka Uga Ferreira da Cruz Ataides, Emerson Franco Xavier Ramalho, Tardelli Rocha Fereira, graduandos do Curso de Agronomia também do Campus Balsas e o engenheiro agrônomo, Antônio Santana Batista De Oliveira Filho, graduado pelo Curso de Agronomia – Campus Balsas e mestrando em Agronomia (Produção Vegetal), na Universidade Estadual Paulista (Unesp).