JUIZ ALERTA PARA GOLPE DO BOLETO FALSO, CELULAR E APP DE BANCO

ENTREVISTA COM O JUIZ TITULAR DO 5º JUIZADO ESPECIAL CÍVEL E DE RELAÇÕES DE CONSUMO, ALEXANDRE ABREU

CONFIRA!

O juiz Alexandre Abreu ressalta a importância da transparência e do contato com a comunidade para ouvir reivindicações e melhorar o trabalho do Poder Judiciário.

O Aumento das Fraudes e a Importância da Informação

De acordo com o juiz, estamos vivendo um período de combate às fraudes, com o governo federal lançando iniciativas para combater esse problema. No entanto, ele ressalta que é fundamental que as pessoas também busquem os mecanismos corretos para se protegerem e se informar sobre as fraudes que estão ocorrendo. A informação é essencial para que as pessoas estejam atentas e evitem cair em golpes.

O uso da tecnologia trouxe muitas facilidades, como o acesso a informações e novidades, mas também abriu espaço para a vulnerabilidade. Pessoas mal-intencionadas se aproveitam da boa fé das pessoas para induzi-las a investimentos equivocados, pagamentos errados e até mesmo roubo de dados pessoais para fins criminosos.

O juiz ressalta que a tecnologia permitiu que golpes individuais, como o “golpe do vigário“, se tornassem mais abrangentes e frequentes. Ao invés de alguém bater na porta de uma pessoa e aplicar um golpe, agora temos pessoas aplicando golpes em várias portas ao mesmo tempo através da internet.

O Trabalho do Judiciário no Combate às Fraudes

Abreu explica que o Judiciário tem trabalhado em várias frentes para enfrentar esse problema. Uma das estratégias é clara para a sociedade sobre os riscos e cuidados necessários. Nesse sentido, o rádio é um veículo de comunicação de grande abrangência que tem sido utilizado para informar a população sobre fraudes e como se proteger.

Além disso, o Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou um aplicativo que trava o aparelho celular, impedindo que pessoas mal-intencionadas realizem transações bancárias. No entanto, o juiz ressalta que ainda existem muitas fraudes na internet, como páginas falsas de empresas de energia que levam as pessoas a pagarem contas para fraudadores.

Diante dessa realidade, o Judiciário busca abrir as portas para a população, esclarecer os direitos e mostrar como se proteger contra essas fraudes. O 5º Juizado Especial Cível de Relações de Consumo, localizado na Universidade Federal do Maranhão, tem sido um espaço de acolhimento e orientação para a sociedade. Em 2022, foram realizados mais de 1.500 atendimentos, dos quais mais de 500 se transformaram em processos judiciais.

Segundo o juiz, o 5º Juizado conseguiu solucionar os casos em até 130 dias, um prazo razoavelmente breve para a resolução das demandas dos cidadãos. Ele destaca a importância da colaboração entre a sociedade e as instituições para combater as fraudes e garantir a segurança de todos.

A Importância de se Informar e Procurar Ajuda

O juiz Abreu convida a todos que estão passando por alguma situação relacionada a fraudes para se informar e procurar o 5º Juizado Especial Cível para obterem orientações sobre direitos, localizado na Universidade Federal do Maranhão, oferecendo um espaço de acolhimento e orientação, em parceria com estudantes do Curso de Direito.

RÁDIO OPINIÃO

Com Adalberto Júnior

De segunda a quinta, às 7h45, na Universidade FM (106,9 MHZ)

Operação: Maira Nogueira