Festejos juninos do Maranhão serão homenageados em samba-enredo da Estácio de Sá

Preparando-se para a disputa do Campeonato da Série Ouro e retorno ao Grupo Especial, a Estácio de Sá anunciou, no dia 20 de agosto de 2022, o enredo com o qual irá desfilar na Marquês de Sapucaí em 2023.

A escola de samba exaltará tradições culturais do estado do Maranhão e, em uma fábula criada pelo carnavalesco Mauro Leite, apresenta “São João, São Luís, Maranhão! Acende a fogueira do meu coração”.

O desfile terá como principal destaque uma das mais populares e fortes tradições do Maranhão: as festas juninas, e busca trazer, de forma significativa e simbólica, as características do festejo nordestino, como explica Mauro Leite:

“Criamos uma homenagem a São Luís, no entanto, o enredo é autoral. Nossa ideia é mesclar o pagão e o religioso através do encontro entre São João e São Luís, que se encontram no céu e decidem vir à Terra na companhia de outros santos, com a missão de abençoar o festejo junino do Maranhão.”

Os ensaios de canto, que ressaltam um dos maiores talentos da escola de samba: o canto da comunidade, seguem sendo realizados durante o mês de janeiro.