I Encontro de Empreendedorismo da UFMA será realizado na quarta-feira, 28, de forma gratuita e on-line

Na manhã dessa quarta-feira, 28, será realizado, em formato 100% on-line, o I Encontro de Empreendedorismo da UFMA. O evento tem por objetivo promover a discussão sobre a política de empreendedorismo e apresentar o Programa UFMA Empreendedora e é uma iniciativa da Diretoria de Empreendedorismo (Demp) da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização (Ageufma). A transmissão será pelo Canal do Youtube da Ageufma e pelo Google Meet a partir das 9h.

Aberto à comunidade acadêmica e sem a necessidade de inscrição prévia, a programação iniciará com uma mesa de abertura que contará com a presença do reitor Natalino Salgado e do pró-reitor da Ageufma, Fernando Carvalho. Logo após, haverá a apresentação de uma palestra sobre a política de empreendedorismo e o Programa UFMA Empreendedora, com o diretor da Demp, professor Walter Cézar Nunes.

O I Encontro seguirá com uma mesa-redonda com a participação de representantes do Movimento Empresa Júnior (MEJ), por meio da Coordenadora de Formação Empreendedora e Empresas Juniores da Ageufma, Thais Nunes, e do Assessor da Presidência da Federação Maranhense de Empresas Juniores e presidente da Empresa Júnior de Economia da UFMA, Lucas Vilela. Além disso, haverá a palestra “Startups: como tirar suas ideia do papel”, ministrada pelo docente Oswaldo Loureda, coordenador de Incubadora, Startups e Parque Tecnológico da Ageufma.

O encerramento ficará a cargo do professor Anderson Miranda, do Departamento de Turismo e Hotelaria da UFMA. Ele falará sobre o tema “A Universidade como celeiro de negócios inovadores”. Para o professor Oswaldo Loureda, também integrante da Diretoria de Empreendedorismo, o evento tem o objetivo de desmitificar o empreendedorismo e de apoiar as iniciativas idealizadas pelos alunos.

“O empreendedorismo é muito estigmatizado no sentido de pensarem que é algo ruim para ganhar dinheiro em termos de explorar o trabalho alheio. Na verdade, é uma forma de gerar recursos e fazer, de fato, que projetos sejam sustentáveis, lucrativos, que sejam gerados empregos, tributos e riquezas para o país. A ideia é trazer para o aluno as ferramentas, as metodologias, falar um pouco sobre referências de empresas que deram certo, métodos de incubação, de como desenvolver e testar suas ideias. A intenção é ajudar o estudante a entender como a Universidade pode apoiar e fomentar o projeto, como pode ajudar a tirando do papel”, afirmou Loureda.

DCOM-UFMA

Por: João Meireles