[ESPECIAL] – Economia criativa, na contramão da crise

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Na série Economia criativa, na contramão da crise, produzida em 2016, durante um mês, o repórter Borges Júnior foi às ruas da capital maranhense, São Luís. Ele visitou estabelecimentos comercias, conversou com microempresários, com pessoas ligadas a diversos segmentos da economia criativa. A maioria deles empreendedores ligados à cultura maranhense.

Borges estava em busca de histórias interessantes, relacionadas a esse extraordinário setor da economia brasileira e maranhense, que segue em franco crescimento, mesmo diante da crise. Setor que pulsa forte no Maranhão, potencializado pelos atrativos de uma cultura inspiradora.

Nessas investigações, Borges acabou descobrindo o quanto os maranhenses são criativos quando se trata de enfrentar a crise econômica e superar as dificuldades. As alternativas passam pela gastronomia, artesanato, publicidade, design, moda. Segmentos têm suas ‘cadeias produtivas’ específicas dentro da ‘economia criativa’ e fazem a roda da economia girar.

Para produção desta série, tomamos como base a pesquisa Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil, realizada pela FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), entre os anos de 2003 e 2014.

As reportagens foram veiculadas no programa Santo de Casa, uma revista eletrônica que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h. O programa apresenta a agenda completa da cultura maranhense. Os novos e os já conhecidos nomes da MPM. A riqueza de ritmos da MPM e a diversidade cultural do Estado. Além de contar com reportagens especiais, como as cinco que foram produzidas para a série: Economia criativa, na contramão da crise e que você confere a seguir.

  1. A ECONOMIA CRIATIVA 

     

  2. GRANDE DIFERENCIAL DE MERCADO PARA O SÉCULO 21 

     

  3. ALTERNATIVA EM MEIO À CRISE 

     

  4. DIFICULDADES E DESAFIOS 

     

  5. MANIFESTAÇÕES CULTURAIS COMO ENCADEAMENTOS DA REDE PRODUTIVA DA ECONOMIA CRIATIVA 
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